Quem Somos

Henrique Cardoso, professor de xadrez nas escolas WRJ, SESC Cidadania, Centro Educacional Omni, Interamérica e Expressão. Graduado em Educação Física. Árbitro FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

Igor Lutz, professor de xadrez nas escolas Simbios, Arena, Teo, Cope, Omni, Prevest e Interamérica. Graduado em Educação Física. Árbitro Internacional (Federação Internacional de Xadrez).

História

A ideia de criar um circuito de campeonatos de xadrez nas escolas nasceu em 2002 para preencher uma lacuna de eventos voltados aos estudantes. No início de 2003, a ideia saiu do papel e a primeira etapa do Circuito de Xadrez Escolar aconteceu no colégio Shallon. Desde então o Circuito só cresceu.Já são mais de 100 etapas realizadas, com a participação de milhares de alunos e centenas de escolas!Os grandes talentos e revelações do xadrez goiano passaram pelo Circuito, nos últimos anos.

Mesmo tendo as etapas do Circuito como foco principal, vários outros eventos também foram organizados: três Abertos do Brasil (com a presença de Grandes Mestres), Torneio por Equipes anual, campeonatos válidos para cálculo de rating Fide (IRT), simultâneas, festivais, cursos de arbitragem e de xadrez, excursões para o Brasileiro de Xadrez Escolar e diversos campeonatos por categoria.

Sem perder de vista os benefícios proporcionados pelo xadrez através de projetos sociais, o Circuito realizou diversas doações de materiais de xadrez para escolas, clubes e instituições que promovem a prática do jogo, além de reverter inscrições de alguns torneios em arrecadação de alimentos não perecíveis. Quase 4 toneladas de alimentos já foram arrecadadas e doadas a instituições de caridade.

O Circuito não descansa! Ano que vem tem muito mais!